quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Considerações finais

Nossa viagem durou 35 dias, no total de 12.372 Km percorridos.

O blog teve 2100 visualizações neste período.

Nosso carro foi um excelente companheiro e praticamente não nos deu trabalho. Só mesmo quando tínhamos que procurar mais hotéis por conta da garagem e uma grande busca em Bariloche por um litro de óleo para completar o nível (culpa nossa, pois o manual avisa que é normal abaixar um pouco o nível do óleo em viagens longas). Ah, sem esquecer a multa internacional e o guincho em Buenos Aires (novamente culpa nossa) rsrsr.

Uruguai: povo extremamente receptivo e simpático. Todos nos trataram super bem. Destaque para Cabo Polônio e Punta Del Este (provavelmente a cidade que mais gostamos). Lugares incríveis e que merecem a visita.

Argentina: na capital as pessoas são bem menos simpáticas e receptivas, nos lembrando São Paulo. Muita correria, as pessoas com semblante de estresse e o trânsito insuportável (muito pior que o de São Paulo). As atrações da cidade são excelentes com diversas opções, dá pra passar uma boa semana em Buenos Aires tranquilamente. Um ponto muito marcante foi o caminho de chegada a Bariloche. As paisagens de montanhas nevadas com o lago Nahuel Huapi são únicas. Mendoza é uma ótima opção para conhecer vinícolas e a cidade, além de bastante aconchegante, tem o comércio muito atrativo.

Chile: As pessoas são muito sérias e de pouca conversa. Reserve o hotel antes de ir para Santiago! Quase ficamos na rua e descobrimos que isso é muito comum lá. Valeu pelo Cerro São Cristóbal (vista incrível da grande cidade) e o Cerro Santa Lucia (caminhada romântica). Imperdível: escalada do vulcão Villarica em Pucón. Aventura na neve com uma grande recompensa para quem consegue chegar ao topo: ver e ficar tão próximo a boca do vulcão. Viña Del Mar também merece destaque, uma cidade muito romântica e bem próxima a Santiago. Lembra um pouco Punta Del Este. No quesito gastronômico, a rede de sorvete Bravíssimo, esta espalhada pelo Chile possui sorvetes muito bons (bem melhores que os da Freddo na Argentina).

Paraguai: Pessoal muito animado e simpático. Tirando o pedido de propina na aduana não tivemos mais problemas com os famosos policiais corruptos. Asunción é uma capital como outra qualquer. Conhecemos os principais pontos em algumas horas. A cidade é mais suja que o normal e a presença de policiais fortemente armados em quase toda esquina é inquietante. As estradas são boas e o país aparentemente mais pobre que os demais. Ressalva para os bons preços em Ciudad del Este, apesar da alta do dólar (~R$ 2,00).

Brasil: em São Paulo concluimos que é melhor andar de metrô, pois o trânsito é muito pesado. Vale a visita ao Mercado Central, ao bexiga para uma boa comida italiana e, pra quem gosta de compras, a avenida 25 de Março tem muitas opções e preços. Pra quem já se acostumou com Brasília, o ritmo é muito estressante.

As Cataratas em Foz do Iguaçú são impressionantes!!! Passamos horas naquele lugar incrível, mas mais legal foi tomar um enorme banho nas suas quedas. Recomendamos muito o passeio Macuco Safari, conhecido internacionalmente.

Foram meses nos preparando e estudando cada detalhe desta viagem e agora podemos dizer que foi tudo muito melhor que esperávamos e não tivemos nenhum problema sério. Agradecemos a Deus por ter nos guardado e nos guiado em cada momento nessa grande viagem. Também à nossa família que apoiou e incentivou essa doideira. E também aos nossos amigos que acompanharam pelo blog e/ou e-mail.

Para quem pensa em um dia fazer algo parecido, nosso pensamento é que se pudéssemos faríamos tudo de novo, sem nem pensar duas vezes!! Valeu MUITO a pena!

E ficamos por aqui. Até uma próxima viagem!!

Uberlândia - Brasília

Hoje pegamos estrada em torno de 9h e seguimos direto para Brasília.
Foram 500km bem tranquilos e com paisagens e estradas já habituais.
Chegamos às 14:30h em Brasília, tiramos tudo do carro, fizemos compras no supermercado, colocamos tudo no seu lugar e fomos testar o kinect do Xbox: muito divertido! Mas não jogamos nem meia hora pois o cansaço chegou de vez. Agora é só tomar banho pois amanhã o André retorna ao trabalho e a Poly aos estudos. A sensação é que se passaram uns 3 meses e não somente 35 dias.
Abraços e beijos pra todos.