quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Chuy - Punta del Diablo - Cabo Polônio - Punta del Este

Dormimos muito bem, mas a Poly sempre acorda cedo porque fica ansiosa e empolgada demais para dormir. Então aproveitou para lavar e secar o cabelo enquanto o André ainda dormia.

Saímos às 9h para conhecer os free shops e comparar os preços (que realmente valem a pena) mas vamos deixar para depois (Paraguay). Depois fomos ao forte San Miguel que fica a uns 10km de Chuy.

Depois voltamos para o Chuí e atravessamos a fronteira sentido Cabo Polônio (UY) registrando a nossa entrada efetiva com carimbo nos passaportes. Na aduana foi muito engraçado porque pediram para estacionarmos o carro e apresentarmos os documentos para a “imigración” e aí a mulher na porta do escritório ficava falando e gesticulando “adentre” aí a gente chegou na porta para entrar e ela nos barrou “no no! Salindo o entrando??” rsrsrs Ah sim, entrando no país. Ok... vamos carimbar o passaporte!!! Não verificaram nosso carro, apenas documentos: carta verde, olharam se o proprietário era mesmo o André, etc. Achamos muito interessante ser obrigatório na entrada do país passar por uma “poça” artificial para lavarmos os pneus do carro. Além disso, é obrigatório andar com o farol acesso o tempo todo.

As estradas são ótimas e muito bem sinalizadas. Há placas para todo lado e são super parecidas. Um fato interessante: em determinado trecho a Ruta 9 se alarga, pois ela também serve de pista de aterrisagem para aviões!

Passamos pela aduana 11:20h e ficamos por lá uns 10 minutos apenas. Depois seguimos pela estrada e entramos em alguns lugarejos para registrar. Tais como:

- Barra del Chuy

- Fortaleza de Santa Teresa

- Punta Del Diablo

- e por fim Cabo Polônio, onde fizemos um passeio maior.

Infelizmente chegamos em Cabo às14 horas e os horários dos 4x4 (que levam o pessoal até a península através das dunas) eram 10:30h; 11:30h; 13:30h; 15:30h. Então precisamos esperar... depois de tirarmos fotos, deitamos no carro e tiramos um cochilo. Aí, às 15 horas quando acordamos vimos que estava saindo uma excursão de adolescentes. Corremos e pegamos carona... O caminho foi super divertido, a galera era animada e estavam empolgados com a gente. Até bateram palmas quando subimos rsrsrs Falavam rápido demais e não entendíamos quase nada. Depois de 30 minutos chegamos na península. Lugar perfeito, maravilhoso, indescritível. Descemos pelas pedras beirando a praia e vimos vários lobos marinhos, que faziam poses para fotos e barulhos engraçados. Depois demos a volta e entramos no forte. Subimos muitas escadas, muitas mesmo e chegamos no alto. Linda a vista. Só que ventava muito, muito, muito... literalmente o vento nos empurrava. Depois sentamos num lugar aconchegante, um pequeno restaurante com um atendimento incrível e pedimos papas fritas (batatas) com isca de pescado e ainda ganhamos 2 bolinhos de alga para experimentarmos... estava tudo uma delícia (inclusive os estranhos bolinhos de alga). Compramos nosso ímã de geladeira e às 18 horas entramos no caminhão 4x4 e voltamos.



Agora estamos no carro indo em direção à Punta Del Este e vamos parar para abastecer num posto com wireless e mandar as mensagens (paramos, mas o WI-FI estava com problemas!).

Estamos muito animados... ainda atrasados com a nossa programação, mas estamos tranqüilos quanto à isso.

Pronto, agora sim... chegamos em Punta del Este às 21:10h e só conseguimos um lugar legal agora, às 23h. Vamos nos hospedar no hotel Puerto e agora estamos esperando o chuveiro esquentar, demora uns 40 minutos rsrsrsrs É um esquema meio doido de aquecedor automático. Então quando o hóspede chega, o sistema no quarto é ligado. Então para tomar o primeiro banho precisa esperar.

O hotel é simples, mas muito bom. Super bem localizado e confortável. Descemos para jantarmos num lugar muito bom. As pessoas dizem que ele é um dos melhores da cidade. Comemos uma costela de porco com pimentão vermelho, batatas fritas, ovo e bacon! Aqui é comum as porções virem com ovo frito (bem que você avisou Chris!). Mas estava tudo muito bom e nem ficou caro (R$54,00 incluindo nossa gorjeta e o couvert). Ahh, só não bebemos nada pois o refri era R$6,00!!! Um roubo! E tínhamos de sobra no apartamento...

Agora estamos prontos para dormir e já passam das 3 da manhã. Resolvemos ficar mais um dia aqui em Punta pois vale muito a pena. Seguiremos somente depois de amanhã para Montevidéu.

Caxias do Sul - Chuí - Chuy

Saindo de Caxias do Sul pegamos um pouco de engarrafamento e seguimos em direção à Chuí. Em Porto Alegre ficamos bastante tempo parados no trânsito e erramos 3 vezes em cima do viaduto! E retorno só após 5km. Teve um momento que vimos uma placa “Uruguai” e “Argentina” no outro viaduto, mas não conseguíamos cair nele de jeito nenhum . Depois de perder bastante tempo conseguimos seguir viagem.

Passando por São Lourenço do Sul resolvemos verificar o alinhamento dos pneus do carro, pois amanhã é feriado e depois já teremos saído do Brasil, ficando mais difícil. Mas estava tudo certo. Aproveitamos a parada para conhecer a praia da cidade. Muito bonita por sinal!

Agora estamos no carro em direção à Chuí e a estrada é muito boa. Sem curva alguma por centenas de quilômetros!! Ao sairmos da BR116 para pegar a BR472 há uma placa avisando “Próximo abastecimento a 100km”! Não tem absolutamente nada na estrada a não ser o constante tráfego dos caminhões. Enfim Chuí... chegamos 23:20h e nos hospedamos no Rivero hotel: simples, barato e bom. Depois de deixarmos as malas no quarto e o carro na garagem fomos dar uma voltinha e comer. Fazia muito, muito, muito frio e um vento gelado... Poly comeu um cachorrão (salsicha uruguaia – com tomate, cebola, milho, ervilha, batata palha, molhos e um pão grande) e André comeu Galinhão (mesma coisa, porém com frango ao invés de salsicha). Ambos estavam uma delícia.

Depois, de barriguinha cheia, entramos num pequeno cassino com várias máquinas, mas nem tentamos a sorte rsrsrs.

Em seguida tiramos umas fotos na rua que é super legal, porque de um lado está o Brasil (Chuí) e do outro o Uruguai (Chuy). Neste ponto praticamente só se escuta espanhol!